(35) 3471-3225
(35) 99982-5500

PRAGAS

Existem aproximadamente 35.000 espécies de aranhas no mundo. É de suma importância sua presença no ecossistema, pois, são predadoras capazes de regular a população de outros artrópodes, principalmente insetos, que quando em grande número, podem se tornar pragas. Muitas espécies de aranhas são inofensivas ao homem, porém, acidentes graves podem ocorrer com algumas espécies, tais como: a aranha marrom, a aranha de jardim ou tarântula, a viúva-negra e a aranha armadeira.

Nome comum de insetos da família blátidos, de tamanho variável e costumes noturnos. Sua existência remonta-se ao período paleozóico. Atualmente, existem cerca de 4.000 espécies de baratas conhecidas no mundo, sendo que apenas 1% delas é considerada praga. (entre 25 a 30 espécies).

As baratas podem ser vetoras mecânicas de bactérias causadoras de diarréia, pneumonia, lepra, tifo e desinteria, entre outras doenças.

Existem muitas espécies de cupins que podem ser agrupados de diferentes maneiras.

Dependendo da localização e do formato do ninho, podemos citar, por exemplo, os cupins de montículo, responsáveis por prejuízos na lavoura, os cupins de madeira podre ou úmida, os cupins de madeira seca, os cupins arborícolas, os cupins subterrâneos, etc.

Os escorpiões são, de fato, um dos seres vivos mais intrigantes da face da terra. Trata-se de uma espécie que apresenta uma grande resistência às transformações ambientais. Prova disso são os seus 400 milhões de anos, que lhes renderam uma boa dose de experiência possibilitando-lhes desenvolver mecanismos de defesa que os preservaram das mutações genéticas determinadas pelos agentes externos.

As formigas estão em todos os ecossistemas, exceto nos pólos. No mundo, existem de 15.000 a 18.000 espécies de formigas, das quais, aproximadamente 10.000 já foram identificadas. A maioria delas é benéfica, mas algumas espécies causam danos à agricultura, como as formigas cortadeiras, ou infestam residências, hospitais, biotérios, fábricas de alimentos, entre outros.

Com um importante papel em nosso eco-sistema, eles não podem ser exterminados, mas sim controlados, de modo a não oferecer riscos ao homem e nem a natureza. No mundo existem aproximadamente 950 espécies de morcegos, e para surpresa de muitos, sua pelagem pode ser de cinza à preta, mas também branca, castanha, amarelada e até mesmo avermelhada, eles são os únicos mamíferos com capacidade de vôo, e vivem em grandes, médias, pequenas colônias, ou as vezes até solitários.

  • Os pombos são aves comuns em quase todas as cidades brasileiras e em todos os meses do ano. Considerados como símbolo da paz e alimentados por milhares de pessoas, poucos sabem do perigo à saúde pública que estes animais significam. Suas fezes podem conter fungos e outros microorganismos causadores de doenças graves como a criptococose, toxoplasmose, psitacose e salmonelose. Desta forma, as fezes devem ser umedecidas antes de serem retiradas, para evitar a inalação de esporos de fungos e outras formas causadoras de doenças.

  •  

Os ratos pertencem a Ordem Rodentia, que abrange todos os roedores. Das mais de 1.700 espécies distribuídas pelo Mundo, cerca de 125 estão classificadas como pragas e 3 são de grande importância para o homem. São elas: Mus musculus, Rattus norvegicus e Rattus rattus. Estas espécies costumam ocorrer isoladamente, porém em algumas situações podemos ter até duas espécies infestando uma determinada área. Os ratos sempre conviveram com o homem tanto no campo como nas cidades, sendo chamadas de espécies sinantrópicas, devido à convivência com o homem, contra a vontade dele.

As pulgas são insetos holometábulos da ordem Siphonaptera. Os adultos de ambos os sexos, vivem no hospedeiro se alimentando de sangue do vertebrado. Após a cópula e a hematofagia,as fêmeas iniciam a ovoposição.Os ovos são esféricos ou ovóides e visíveis a olho nú. São encontrados entre pêlos e penas dos animais ou em solos nos lugares habitados pelos hospedeiros.A duração do período de incubação dos ovos depende da temperatura e umidade, variando de 2 a 16 dias.

CONTATO

Telefone: (35) 3471-3225
Celular: (35) 99982-5500
Email: ddmagno@ddmagno.com.br